Economize espaço em sua conta de hospedagem de sites utilizando contas de e-mail do Gmail

E-mail é uma coisa complicada. Alguns meses após o lançamento do Gmail, Bill Gates simplesmente não conseguia entender o porque de tanto espaço: “Para que você precisa de mais de um giga?”, “O que você tem nele? Filmes? Apresentações do PowerPoint?”. Ele achava que o Google estava exagerando. Hoje as contas do Gmail tem mais de dez giga!!

A questão é que as pessoas se acostumaram com isso, e pararam de se preocupar com o espaço ocupado pelo e-mail. Então você cria e hospeda um site para um cliente, dá uma conta de e-mail, e logo logo o espaço da sua conta de hospedagem foi pro beleléu. Um espaço que daria para hospedar dezenas de sites simplesmente acabou por causa de uma conta de e-mail de um cliente. Como evitar isso?

Utilizando o Gmail para criar e-mails personalizados

Mesmo utilizando o Gmail, não é necessário que seus e-mail apareçam como fulano@gmail.com quando forem enviados. O serviço permite a personalização, então você pode tranquilamente utilizar seu e-mail como fulano@seudominio.com.br. Como fazer?

  1. Antes de começar, crie uma conta de e-mail no Gmail. Para o exemplo criei a conta:
    projetoweb.blog @gmail.com
  2. Vá no painel de controle da sua hospedagem (no exemplo, utilizo o CPanel) e na seção “Correio”, clique em “Redirecionamentos”, como na imagem abaixo:
    CPanel - Correio - Redirecionamentos
  3. Quando abrir a tela de Redirecionamentos, clique no botão Adicionar Redirecionamento
  4. Preencha o formulário como no modelo abaixo, definindo o e-mail com seu domínio e substituindo projetoweb.blog@gmail.com pela sua conta do Gmail, e clique em Adicionar Redirecionamento, como no exemplo abaixo:
    CPanel - Adicionar Redirecionamento - Formulário
  5. Será exibida uma mensagem como essa:
    Adicionar Redirecionamento - Confirmação
  6. Entre na sua conta do Gmail e clique no ícone  Ícone - Configurações - Gmail e depois em “Configurações”.
  7. Depois clique na aba “Contas e Importação”, e em seguida “Adicionar outro endereço de e-mail que você possui”, como na imagem abaixo:Gmail - Configurações - Adicionar outro endereço
  8. Depois preencha o formulário, trocando “Endereço de e-mail” pelo redirecionamento que você criou, desmarque a opção “Tratar como um alias” (saiba mais aqui) e em seguida clique em “Próxima etapa”, como no exemplo abaixo:
    Gmail - Configurações - Adicionar outro endereço - Formulário
  9. Na próxima tela, basta deixar como está e clicar em “Próxima etapa”:
    Gmail - Configurações - Adicionar outro endereço - Servidor SMTP
  10. Agora só falta o e-mail de confirmação. Clique em “Enviar confirmação”:
    Gmail - Configurações - Adicionar outro endereço - ConfirmaçãoVai chegar uma mensagem (pode demorar alguns minutos) com um título como “Gmail Confirmação – Enviar e-mail como blog@projetoweb.info”. Clique no link do e-mail ou digite o código fornecido como na tela abaixo:Gmail - Configurações - Adicionar outro endereço - Confirmação

Se você quizer que o endereço personalizado (Ex.: blog@projetoweb.info) seja o padrão na hora do envio, volte em “Configurações”, “Contas e importação” e clique em “usar como padrão”, ao lado da conta que você acabou de adicionar.

Pronto! Agora você pode enviar e-mails com sua conta personalizada, utilizando o Gmail e criar quantas outras você quizer para sua família, clientes e amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>